terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quem ama se cuida...

Endometriose? Não com o pompoarismo e a ginástica pélvica!

A Endometriose já atinge 15% de pacientes em idade fértil, interfere na qualidade de vida e leva á infertilidade.
Dores crônicas na região pélvica, menstruais e durante a relação sexual podem ser sinais de uma alteração que afeta, de forma silenciosa, de 10% a 15% das mulheres em idade fértil, principalmente a partir dos 30 anos: a endometriose, também classificada por alguns especialistas como a doença da mulher moderna, e que interfere na qualidade de vida e leva à infertilidade.
Embora a maioria das mulheres nunca tenha ouvido falar em endometriose, muitas sofrem da doença, sem saber. Para elas, as dores fazem parte do ciclo menstrual. Só descobrem quando tentam engravidar e não conseguem. O termo significa a presença de células do endométrio (tecido que reveste internamente o útero e é eliminado na menstruação) em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga ou até em outros mais distantes. Medicamentos hormonais e a técnica de laparoscopia têm tornado o tratamento mais eficaz.


Como o pompoarismo e a ginástica pélvica podem te ajudar?
Dependendo dos sintomas e da causa (se conhecida), o médico pode receitar medicamentos para aliviar a dor, a luta contra uma infecção, a regulação do ciclo menstrual ou para o seu humor. 

Em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada, enquanto que em outros, o aconselhamento pode ser útil.

Em alguns casos, por causa dos diferentes tipos de pavimento pélvico, podem ser prescritos:
• para o assoalho pélvico fortalecimento muscular e relaxamento exercícios
• Utilização de um aparelho de estimulação elétrica (também conhecida como TENS ou estimulação elétrica nervosa transcutânea dispositivo) para ajudar a gerir a dor. 

Os exercícios recomendados, os mesmos do pompoarismo, tem como objetivo através da contração e expansão muscular trazer oxigenação, fortalecimento, relaxamento e repouso.   Prevenir é melhor do que tratar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário